Fenómenos do Som
- REFLEXÃO DO SOM (eco reverberação) - ocorre quando o som, ao embater numa superfície, volta para trás, continuando a propagar-se no mesmo meio.
- ECO - consiste em ouvir a repetição de um som que foi produzido instantes antes. Resulta da reflexão Mas tem de se estar a pelo menos 17 m do obstáculo.
Porquê?
Porque para se distinguir os sons tem de se ter no mínimo um intervalo de tempo de 0,1 segundos, e como sabemos que a velocidade de propagação do som no ar é de 340 m/ s e que d = v x ^t.
Então... d = 340 x 0,1 = 34 metros para se ouvir o som
Como o som tem de ir, embater na superfície refletora e voltar = 34:2 = 17 m
Superfície refletora tem de estar no mínimo a 17 m da fonte emissora.
2. REVERBERAÇÃO - sensação de prolongamento do som. Quando o obstáculo está a uma distância menor que 17 m.
Neste vídeo conseguimos distinguir claramente esta sensação de prolongamento e não de repetição, como acontece no eco.
- REFRAÇÃO DO SOM - fenómeno que acontece quando a velocidade da propagação da onda sofre alterações. Existe normalmente mudança da direção da propagação.
- RESSONÂNCIA - ocorre quando a frequência natural da vibração de um corpo é igual ou múltipla da frequência de vibração da fonte sonora.
A intensidade do som foi reforçada pela vibração do ar contido na caixa com uma frequência igual à do diapasão
Alguns instrumentos musicais utilizam este fenómeno para tornarem o seu som mais intenso. Para isso, possuem caixas de ressonância.
Resultado da Ressonãncia - maior amplitude da onda da onda sonora. Som mais forte = Aumento da intensidade do som.
- ABSORÇÃO - certos materiais absorvem grande parte da energia transportada pela onda sonora = som fica muito fraco. Isolamentos sonoros, evita ecos e reverberações.
- DIFRAÇÃO - fenómeno que está relacionado com a capacidade que o som tem de contornar os osbtáculos. Por isto é que é possível ouvir sons de trás d um biombo ou de um muro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário